segunda-feira, agosto 28, 2006

CONTROLE O PONTEIRO DA BALANCA

Passada a fase dificil de adaptacao e o longo caminho rumo ao peso ideal, e hora de comemorar, e quem ja ouviu falar em festa sem boa comida? Calma, nada de desespero.
A seguir tem uma cartilha de bons habitos que, seguidos durante a dieta e depois dela, vai garantir o sucesso do seu regime por muito tempo.

Licao numero 1: Carboidratos no prato Essa faz parte do be-a-ba que todo mundo conhece, mas insiste em desobedecer. Alem de nao oferecer todos os nutrientes necessarios ao organismo, o cardapio que corta de vez os carboidratos (a famosa saladinha com um grelhado) faz com que o metabolismo mude repentinamente. Resultado: o organismo, acostumado com pouca comida, vai economizar energia, queimando mais lentamente as calorias. Por isso, opte sempre por um prato com os principais grupos alimentares: carboidratos, proteinas e gorduras saudaveis. E so nao exagerar. Nao coma arroz e batata na mesma refeicao, por exemplo, pois os dois sao carboidratos.

Licao numero 2: Mexa mais, coma menos Comecar a praticar uma atividade fisica junto com o inicio da reeducacao alimentar esta entre as licoes mais importantes para quem quer nao so manter o peso ideal, como melhorar o bem-estar. Vale lembrar que uma caminhada de 40 minutos, tres vezes por semana, ja conta como atividade fisica.

Licao numero 3: Jejum nem pensar Quanto menos voce come, mais voce emagrece? Negativo! Ao ficar em jejum ou pular refeicoes, mais fome voce vai sentir. Sem contar que e muito mais facil resistir as tentacoes com o estomago cheio. Outro motivo para voce fazer pelo menos seis refeicoes diarias e que, desta forma, voce estara ativando seu metabolismo. Mas fique atenta ao tamanho das porcoes.

Licao numero 4: Encha a bolsa de petiscos Para nao ser pega desprevenida na hora dos lanchinhos que intercalam as tres principais refeicoes do dia, tenha sempre alimentos praticos na bolsa ou na gaveta do escritorio. O cardapio fica a seu criterio, mas algumas opcoes recomendadas sao frutas ou frutas secas, barrinhas de cereal, iogurte e biscoitos integrais, que satisfazem e tem menos calorias do que uma fatia de bolo, por exemplo.

Licao numero 5: Inclua um docinho no cardapio Engana-se quem pensa que cortar os doces e regra basica de qualquer dieta. O conselho e nao exagerar na dose. Desde que a ingestao nao seja frequente, os doces sao permitidos. E legal dar preferencia as compotas, por serem mais saudaveis.
Pequenos segredos como esses fazem toda a diferenca nos seus resultados. Mas, o mais importante e fazer uma dieta adequada a sua rotina e seus habitos.

Sem comentários: