sexta-feira, setembro 01, 2006

COMO EVITAR A RECUPERACAO DO PESO PERDIDO?

A maior parte das pessoas que conseguem emagrecer acabam recuperando tudo que perderam. Em alguns casos, engordam mais do perderam com o tratamento.
Para evitar que isto aconteca, e muito importante que se planeje desde o inicio do tratamento uma estrategia para manutencao do peso.
Ela deve basear-se principalmente em mudanca de habitos alimentares, desenvolvimento de novos habitos de atividade fisica e, quando necessario, no uso de remedios.
Habitos alimentares:De nada adianta seguir-se uma dieta durante algum tempo, perder peso e depois voltar aos erros alimentares antigos. Com certeza o resultado do emagrecimento sera perdido e o problema do peso sera cada vez mais dificil de combater.
O tratamento bem sucedido a longo prazo baseia-se em mudancas permanentes dos habitos alimentares.
Atividade fisica: O excesso de peso esta intimamente relacionado com o sedentarismo. O desenvolvimento de novos habitos de vida, com uma enfase maior na pratica de atividades fisicas, e um passo fundamental para a manutencao de um peso saudavel.
E nao se trata apenas de fazer exercicios. A atividade fisica informal tambem conta. Cuidar do jardim, passear com o cachorro, caminhar ate o trabalho, tudo isso conta no combate ao sedentarismo e certamente ajudara na manutencao de um peso saudavel.
Remedios: Antigamente eram chamados de remedios para emagrecer. Hoje ganharam o nome pomposo de agentes anti-obesidade. Mas uma importante mudanca estrategica esta por tras deste novo nome. Hoje eles tambem sao usados para ajudar na manutencao.
Na pratica, o que costumava acontecer e frequentemente ainda vemos este erro era a pessoa interromper o uso do remedio assim que atingia seu objetivo de peso. Geralmente o peso e recuperado, porque o uso do medicamento foi interrompido justamente na fase em que o organismo esta com varios mecanismos de recuperacao de peso ativados. Outro engano frequente e parar de tomar o remedio so porque a fase de emagrecimento terminou. E o chamado plato, quando, depois de perder algum peso, a pessoa ve seu peso estabilizar-se apesar de todos os esforcos para emagrecer mais. Deve-se considerar nestes casos a possibilidade de que o medicamento esteja sendo util na manutencao do novo peso, apesar de nao se estar conseguindo nenhum emagrecimento adicional. E comum a interrupcao do remedio, nestas circunstancias, fazer a pessoa recuperar peso.


Sem comentários: