quarta-feira, setembro 13, 2006

DIETAS


No Brasil de hoje, temos 32% da populacao adulta com sobrepeso e 8% de obesos, esses dados a cada dia aumentam mais, principalmente se compararmos esses dados com os de 50 anos atras. O que mudou???
Com o passar dos anos o brasileiro vem mudando o padrao de sua alimentacao, hoje em dia comemos muito mais gordura do que antes, tanto dentro de nossas casas como fora com a cultura do fast food.
Numa visao de balanco nutricional, o ideal seria uma dieta onde comessemos 60% em hidratos de carbono (arroz, feijao, frutas, paes, massas) 20 25 % Gorduras e 15 20% Proteinas .
E o que vemos hoje e um avalanche de dietas milagrosas, desbalanceadas.
Mais de 25 bilhoes sao gastos todo ano em dietas dos mais variados tipos no mundo. Os especialistas concordam que nao se trata apenas de um desperdicio de dinheiro, mas tambem de uma ameaca a saude. A maioria das dietas da moda, promete perda rapida de peso mas algumas focalizam outras preocupacoes. Outras, aproveitam-se de preconceitos populares (O corpo precisa ser desintoxicado periodicamente) ou de temores infundados (os nossos alimentos sao cheios de aditivos nocivos ou nao fornecem os nutrientes essenciais). Algumas dietas baseiam-se em principios religiosos, como, por exemplo , os regimes macrobioticos e vegetarianos.
Os idealizadores das dietas da moda normalmente se aproveitam da inseguranca das pessoas sobre o que representa uma boa alimentacao. Alguns tem formacao medica, mas sao muito "naturopatas" (nutricionistas autodidatas) que, embora sejam sinceros, tem como objetivo principal a venda de produtos dieteticos especificos.
Qualquer regime ou dieta que rejeita os principios expostos em Alimentacao Equilibrada ou faz promessas pouco realistas, deve ser analisado com cuidado.
A alimentacao balanceada e nutritiva e uma necessidade para a manutencao da boa saude; porem nenhuma dieta ou suplemento pode curar o cancer ou trazer de volta a juventude perdida.
Tome cuidado tambem com regimes/dietas obviamente orientados pelo lucro, como por exemplo, os que requerem uma taxa de inscricao, ou suplementos caros, pilulas e capsulas para emagrecer, alimentos especiais ou aparelhos para exercicios fisicos. Normalmente, sao aqueles divulgados nos comerciais de TV ou atraves de telemarketing. Muitas pessoas na ilusao de emagrecer, tentam fazer regime atraves de ingestao de pilulas e capsulas que prometem emagrecimento rapido. Embora algumas pilulas ajudem no controle do apetite, podem apresentar serios problemas colaterais .
Esteja atento aos chamados "bloqueadores de gorduras", que alegam absorver gorduras, bem como aos " bloqueadores de amido". Essas propriedades nunca foram comprovadas. Da mesma forma, fique atento aos produtos emagrecedores a base de ervas – muitos sao compostos de estimulantes que provocam disritmia cardiacas e outros efeitos colaterais serios.

No Brasil, a cada momento, mais de 10 milhoes de pessoas praticam algum tipo de regime/dieta para perder peso, enquanto outros l0 milhoes planejam uma dieta ou pensam em fazer um regime. Com muita frequencia , essas pessoas comecam seguir algum plano radical com promessas de resultados-relampagos.
Todas essas dietas prometem perda de peso sem muito sofrimento e, de fato muitas pessoas conseguem emagrecer. O foco principal varia de uma dieta para outra, mas todas restringem o consumo total de calorias, inclusive as dietas que permitem comer livremente. A maioria dessas dietas oferece uma variedade restrita e monotona de alimentos, de forma que nao surge tentacao alguma de comer demais. As dietas de frutas e arroz, por exemplo, permitem grandes quantidades de frutas frescas e porcoes medias de arroz. Depois de alguns dias seguindo esse regime monotono, muitas pessoas enjoam de tal maneira de frutas e arroz que acabam comendo menos do que as quantidades permitidas pela dieta.
Essa abordagem restritiva quanto as Dietas ou Regime de Emagrecimento pode nao apenas provocar deficiencias nutricionais como tambem esta condenada a falhar, uma vez que nao estimula modificacoes permanentes nos Habitos Alimentares.
Assim que os habitos antigos sao reiniciados, o peso nao desejado rapidamente se reacumula.
A cada nova tentativa e ainda mais dificil perder peso; esse fenomeno ganhou o apelido de "efeito sanfona".


Sem comentários: