quinta-feira, abril 17, 2008

DICAS PARA MUDAR O VISUAL DOS SEUS CABELOS.


Em casa, nunca passe tinta em cima de tinta. Você corre o risco de estragar o cabelo deixá-lo com a cor esquisita (verde, já pensou?). “Se der errado, o que é muito comum, o melhor é correr para o salão”.
Evite tintura em fios com química. Se você fez recentemente escova progressiva, permanente, alisamento ou relaxamento de ondas, o ideal é fugir da descoloração e da tintura. “A coloração em si não detona os fios, até porque hoje os produtos usados têm silicone, ceramidas e vitaminas, que tratam o cabelo. Mas, nesses casos, os fios estão fragilizados e podem quebrar, manchar, ressecar... Não vale a pena arriscar”.
Não pense que luzes ressecam menos que tinta. Muita gente opta por esse processo achando que vai agredir menos os fios. Puro engano. A técnica é mais intensa, pois envolve clareador (que atua em cabelos naturais) ou descolorante (que contém amônia), enquanto a tintura tem hidratantes na fórmula que protejam as madeixas.
Nem tente clarear em casa. Tinta não clareia tinta. Quem tem fios escuros e tingidos precisa passar por uma decapagem (remoção da tintura anterior com pó descolorante e água oxigenada de alta volumagem), que só deve ser feita no salão. Até no caso de um loiro tingido, há riscos. Perto da raiz, onde os fios são mais saudáveis, o resultado é melhor; nas pontas, mais danifi cadas e com resíduos de tintura, pode manchar. Cabelo virgem só clareia até certo tom. Para um castanho-escuro natural ficar loiro-claro, é preciso descolorir (clareamento de cabelo que nunca passou por processo químico, com pó descolorante e água oxigenada de baixa volumagem) antes da tintura. O cabelo claro que nunca recebeu tinta só abaixa alguns tons, mas não clareia de todo.
Tonalizante não é tintura. Esse tipo de produto só realça o tom natural. Como não contém amônia, não tem poder de clareamento nem “cobre” os brancos. Como não penetra no interior dos fios, dura menos do que a tintura. Quanto mais você lava, mais a cor vai saindo.
Fique longe do descolorante. Você aproveita o descolorante usado nas pernas para clarear uma mechas do cabelo? Melhor não... Ao retirar os pigmentos de melanina do interior da fibra capilar, a descoloração sensibiliza os fios. Fora o risco de manchar e provocar alergia no couro cabeludo.
Faça hidratação dias antes de pintar. Isso ajuda os fios a absorver a cor. “Só o cabelo saudável deve receber coloração, senão a tinta pode danificar os fios”. Depois da tintura, faça hidratação uma vez por semana.
Não lave a cabeça antes da coloração. Evite a água por dois dias, no mínimo, pois a oleosidade natural protege o couro cabeludo. Depois da tinta, não lave por dois dias para fixar melhor a cor. O que se fala nem sempre é o que se vê. O que é loiro-claro para você pode não ser para o cabeleireiro. Portanto, o diagnóstico visual é a melhor saída. “Está em dúvida? Faça o teste em uma mecha próxima à nuca. Se der errado, pelo menos não vai causar um grande estrago”.
Use uma foto de revista como referência. “Mas a modelo tem de ter um cabelo parecido com o seu. Não adianta mostrar a coloração em fios curtos se você tem cabelão”. É bom lembrar que se trata só de uma referência: o resultado depende de vários fatores, como o tom natural do seu cabelo.

Sem comentários: